O que é cálculo renal
O cálculo renal, mais conhecido como “pedra dos rins”, são estruturas sólidas geralmente constituídas por cálcio formadas no rim.
Sintomas do cálculo renal
O principal sintoma causado pelo cálculo renal é a forte dor na região lombar, mas outros sintomas também podem aparecer como o sangramento na urina, ardência na urina, infeção urinária e vômitos. Geralmente o calculo renal é descoberto em situações de emergência pois ele inicialmente não gera sintomas e pode se manifestar com uma dor súbita de forte intensidade.
Diagnóstico do cálculo renal
O diagnóstico do calculo renal e feito com exame de imagem. Os exames mais utilizados para seu diagnostico são a ultrassonografia e a tomografia computadorizada. Através desses exames é possível identificar a localização, a posição, o tamanho e a quantidade de cálculos renais. A tomografia computadorizada geralmente é utilizada para casos mais complexos e se obtém informações mais precisas e detalhadas do sistema urinário, da localização do cálculo, se há dilatação do sistema urinário e orientar possíveis casos cirúrgicos.
Tratamento do cálculo renal
O tratamento dos cálculos renais depende do seu tamanho e localização. Geralmente cálculos menores que 5 milímetros são eliminados espontaneamente. Calculo maior que este tamanho geralmente precisa de algum tipo de tratamento para ser eliminado. O tratamento pode ser desde a litotripsia extracorpórea que um método ambulatorial não invasivo até procedimentos complexos como cirurgias. As cirurgias para o tratamento do calculo renal tem evoluído bastante. Hoje existem cirurgias não invasivas feitas pelas vias urinárias sem a necessidade de cortes no abdômen.
Prevenção do cálculo renal
Uma das medidas preventivas simples e muito importante é a ingestão regular de agua. A urina muito amarelada e um sinal que você pode estar bebendo pouca agua. Diminuir a ingestão de sal, evitar consumo exagerado de proteínas e de alimentos ricos em cálcio também são medidas preventivas. Quem tem história familiar de calculo renal também tem que tomar mais cuidado. Indivíduos que tiveram cálculo renal no passado podem voltar a formar novos cálculos.